Classification scheme

Available actions

Reader available actions

Share
 

Ordem Militar de Avis - Processos de Nacionais

Description details

Description level

Subsubserie Subsubserie

Reference code

PT/PR/AHPR/CH/CH0101/CH010103/CH01010301

Title type

Controlado

Date range

1920 Date is uncertain

Scope and content

Esta subsubsérie contém os processos nominais, relativos aos agraciamentos de diversas individualidades nacionais, com a Ordem Militar de Avis reinstituída em 1917/1918, para distinguir e premiar altos serviços militares, sendo exclusivamente reservada a oficiais das Forças Armadas e da Guarda Nacional Republicana, bem como a unidades, órgãos, estabelecimentos e corpos militares.

Em 1910, com a implantação da República, foi extinta a Real Ordem Militar de São Bento de Aviz, como o Rei D. Carlos I a designara na sua reforma da Ordem de 1894, porém, a necessidade de agraciar os militares portugueses que combateram nos campos da Grande Guerra de 1914-1918, levou ao seu restabelecimento em 1917, com a nomenclatura que ainda hoje conserva de “Ordem Militar de Avis”.

No decreto de restabelecimento, limita-se a sua concessão a militares nacionais ou estrangeiros, assim como os critérios de atribuição em função da hierarquia militar, que foram sendo atualizados ao longo da evolução legislativa associada às Ordens Honoríficas.

A Ordem goza de um elevado prestígio entre as Forças Armadas, sendo em raras ocasiões concedida a dignitários estrangeiros que sejam militares por ocasião de Visitas de Estado.

Apesar de existirem condecorações atribuídas ao longo do ano de 1919, os processos só começaram a ser constituídos a partir de 1920.